segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O que observar ao se matricular numa academia?


Aparentemente as academias viraram um comércio milhonário, pois pelo menos onde moro tem uma quantidade absurda. Estranho, já que o investimento para abrir uma é bem alto. É importante que o marombeiro, o cara que treina sério, procure uma academia decente. Hoje em dia 90% das academias são desprezíveis e só servem pras vovós que vão na academia pra dizer que não são sedentárias e para os frangos que vão rebolar dançar, conversar e fazer social.

Não faz muito eu resolvi dar uma passeada aqui na minha cidade e ir conhecendo as principais academias. Amigos, das 10 que visitei (cidade não muito grande), apenas 1 prestou. Absurdo, tinha uma academia que não tinha halteres! Era tudo por aparelhos. Pro pessoal que tá começando, vou deixar umas dicas de como escolher uma boa academia. Lá vai:

1) Peso livre. Tem que ter amigo, e bastante. Halteres, barras, anilhas em quantidade. No caso dos halteres, veja se os de 10, 12 e 14kgs tem pelo menos 2 pares (para academias pequenas, lógico). Caso contrário, seu treino certamente será prejudicado. Não existe treino sério sem peso livre. Os aparelhos são interessantes, mas nada substitui o peso livre.

2) Espaço. As academias hoje estão entupidas de aparelhos e não há um bom espaço para se fazer um treino pesado. Não tem nada pior do que fazer um supino pesado ou uma rosca direta e ter gente passando perto, esbarrando na barra. Veja se tem um espaço mínimo entre os aparelhos e uma área grande para pesos livres.

3) Aparelhos bons. Não adianta ter um bilhão de máquinas modernas, que parecem bonitas, mas que não tem boa ergonomia. O ideal é fazer a primeira aula de graça (e se a academia não der, pode esquecer dela) e verificar este tipo de coisa. Tem uns leg press, por exemplo, que simplesmente não tem condição, não dá pra fazer.

4) Limpeza. A academia pra ser boa, não precisa ser de pedreiro. Graxa por tudo, ferrugem, isto não ajuda em nada no treino. Eu lembro que na primeira academia que treinei, quando eu saia, parecia que eu estava saindo do meu emprego de borracheiro. Cara, calção, camisa tudo preta, com ferrugem. Fazia o supino ficava a marca da barra no peito. Amigos, pegar tétano não faz parte do processo de crescimento!

5) Manutenção dos equipamentos. Mais de uma vez tive problemas utilizando cargas altas. Algumas espias mal colocadas, coisas do gênero. Por sorte nunca me machuquei, mas fica o aviso.

6) Visite a academia no horário que você costumar ir e veja se é frequentável. Algumas academias em horário de pico simplesmente são intransitáveis. Aí amigo, mesmo que seja uma boa academia, não vale a pena. Melhor treinar numa com menos recursos e conseguir se mexer dentro.

7) Instrutores. Aqui fica difícil. 90% são uns frangos esqueléticos ou frangos gordos. Se não tiver jeito, não tiver instrutor bom, ao menos procure uma academia onde eles não ficam enchendo o saco com babaquices. Querendo dar dicas estúpidas ou corrigindo o exercício que está certo. Importante: Não deixe um instrutor ruim montar seu treino!

Bem, é difícil achar uma academia que se enquadre em todos estes itens. Mas tente ver a que você melhor se adapta. Se houver problemas com instrutores e a academia for boa (muitas vezes acontece isto, as academias com mais espaço e pesos contratam uns merdas), tente mandar o instrutor pro inferno antes de desistir da academia. Já precisei fazer isto e valeu a pena. Depois os babacas nunca mais encheram o meu saco!

Abraço.

Um comentário: