segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cuidado com vídeos do YouTube

Amigos, tenho lido muitos fóruns de musculação, comunidades em  Orkut/Facebook, onde o pessoal está se baseando nos vídeos que vêem no  YouTube pra montar seus treinos. Não vejo tanto problema assim,  contanto que o indivíduo saiba separar o que é treino real do que é  marketing do fisiculturista ou do seu treinador.

Acontece que tem cara que olha o treino e tenta imitar. Não é bem por  aí. Existem duas grandes situações que devem ser evitadas:

1) Treinos com carga extrema. A maior parte dos fisiculturistas posta  vídeos com carga extremamente alta e poucas repetições. O praticante de  musculação, na sua ingenuidade, acha que esta é a única saída para  ganhar massa muscular e passa a treinar sempre assim. O problema é que  normalmente o fisiculturista grava este treino porque é o que  impressiona, mas no dia-a-dia ele raramente treina assim, vez ou outra.  Treinos de força são mais lesivos e não permitem uma execução tão boa  do exercício. A verdade é que fisiculturistas fazem este tipo de treino  muito raramente. 90% do tempo eles trabalham com mais repetições,  cargas mais leves, treinos ora mais volumosos, ora mais intensos. Eles  não querem se lesionar, procuram um físico simétrico, bem desenhado,  portanto treinam com inteligência!

2) Treinos mirabolantes. Normalmente este tipo de treino tem uma sigla  "chique" que remete a um treino sofisticado, moderno. Normalmente perto  do fisiculturista tem um treinador explicando o funcionamento do  treino, comentando que com ele você terá ganhos extraordinários. Não  raro ainda vendem algum material sobre o assunto. Na maior parte das  vezes alguma marca de suplemento está patrocinando o vídeo também.

Portanto, cuidado! Não saia executando tudo que se vê no YouTube.  Aprenda com os fisiculturistas, mas seja esperto para discernir o que é  real e o que não é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário