segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Quantas repetições devo fazer em cada série?

É impressionante a quantidade de pessoas com dúvidas a respeito da quantidade de repetições que devem ser realizadas em cada série. Mas o pior é a quantidade de pessoas afirmando que para hipertrofia o correto são 3x8, 4x10, ou qualquer outra variação. E ainda utilizam artigos pseudo-científicos para justificar isto.

Amigos, músculo não sabe contar! O importante é levá-lo até a falha. A quantidade de repetições pouco importa, contanto que você varie ela (não fique a vida inteira fazendo poucas repetições).

Não precisa de nenhum estudo muito avançado para deduzir isto. A prática é mais que suficiente. Ora, vá até a academia e procure fazer um treino com poucas repetições (4, 6, 8) durante 1 ou 2 meses. A mudar treino, e partir para repetições moderadas (10, 12, etc.) você com certeza perceberá um ganho.

E repare que eu cito o número no parágrafo anterior apenas como base. Você não deve parar sua série apenas porque a quantidade pré-estabelecida (que nem deveria existir) terminou. Vá até aonde aguentar.

Quando se usa muita carga, é difícil aplicar algumas técnicas. Cargas menores te permitem trabalhar melhor o músculo, executar algumas variações do exercício com risco menor de lesão, executar isometria, isotensão, etc.

Tem ainda os que defendem que um número maior de repetições auxilia na definição. Isto é ridículo! O que ajuda na definição é dieta. Eventualmente, como resultado da dieta, você fica mais fraco e reduz a carga do exercício, trabalhando com mais repetições. Mas isto é consequência, não significa que o treino com mais repetições te fará mais definido.

Portanto, quando aquele instrutor sem noção ou aquele festeiro de academia te falar que 3x8 serve pra hipertrofia, 4x12 pra definição e 3x6 pra força, só te resta dar risada e mandá-lo estudar. E não se esqueça: músculo não sabe contar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário